slots 007

slots 007 - Variedades da Embrapa melhoram a qualidade do arroz em MT

Variedades da Embrapa melhoram a qualidade do arroz em MT

Quatro cultivares desenvolvidas pela empresa estão entre as mais usadas pelos produtores do EstadoAs variedades de arroz desenvolvidas pela Embrapa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para Mato Grosso estão melhorando a qualidade do grão plantado na região. Na última safra, o estado produziu cerca de 600 mil toneladas do produto, com alto percentual de grãos inteiros após o beneficiamento, o que confirma o rendimento das cultivares utilizadas.

Das variedades de arroz mais usadas pelos produtores mato-grossenses, quatro foram lançadas pela Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás/GO), responsável pelo projeto de desenvolvimento de tecnologias para a cadeia produtiva do grão em terras altas do estado.

A BRS Bonança é uma cultivar de ciclo precoce (115 dias), comprimento do grão longo e moderadamente resistente a pragas e doenças, como brusone na panícula e mancha dos grãos. O cultivo da BRS Bonança é indicado para os estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e Tocantins, em sistema de terras altas em condições favorecidas, podendo ser também plantada no sistema tradicional em solos de média a alta fertilidade, em regiões onde não ocorra deficiência hídrica grave.

A BRS Sertaneja também é uma variedade precoce (110 dias), de grãos longos finos, caracterizada por plantas vigorosas, com porte médio, folhas largas e mediana resistência ao acamamento. A cultivar apresenta moderada resistência às doenças comuns (mancha-parda, escaldadura das folhas e mancha-dos-grãos), moderada suscetibilidade à brusone, e se adapta a diversas condições de cultivo.

Outra opção para os produtores de terras altas é a BRS Pepita, que apresenta moderada resistência ao acamamento, à mancha parda e à mancha-dos-grãos. A cultivar possui ciclo precoce (102 dias), grãos da classe longo-fino e excelente qualidade culinária. Seu cultivo é indicado para os estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Já a BRS Monarca é indicada para plantio nas regiões centro-norte do Mato Grosso, Rondônia, Pará, Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Roraima, Piauí e Maranhão. A excelência na qualidade dos grãos é o grande diferencial dessa cultivar, que apresenta folhas longas e largas, permitindo uma boa competitividade com plantas invasoras em função da rápida capacidade de cobertura do solo. A BRS Monarca possui moderada resistência à mancha-parda, à escaldadura foliar, à mancha-dos-grãos e é menos suscetível à brusone do que cultivares tradicionais, como a BRS Primavera.

Sair da versão mobile
slots 007 Mapa do site