bet7k

Estudo da Embrapa mostra as vantagens do etanol brasileiro

Pesquisa foi apresentada pelo presidente Lula no encontro do G20, em LondresO presidente Luiz Inácio Lula da Silva levou para Londres, na reunião do G20, uma pesquisa que mostra as vantagens do etanol feito a partir da cana-de-açúcar. O estudo realizado pela Embrapa mostra que a substituição da gasolina pelo etanol de cana pode reduzir entre 73% e 80% as emissões de gás carbônico na atmosfera. No caso do diesel, essa redução é de 68%.

Os pesquisadores usaram como base os dados do Painel de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas e fizeram medições diretamente no campo. Eles avaliaram todo o processo, desde o canavial até o consumidor, passando pela fabricação do álcool, transporte, distribuição e comercialização. A pesquisa foi feita tanto com as técnicas que utilizam a cana crua como a cana queimada.

Os testes com um veículo com motor flex revelaram que, para percorrer os mesmos cem quilômetros, abastecido com etanol, o carro emite 9,4 quilos de gás carbônico e, no caso da gasolina, são 35,1 quilos. De acordo com o Ministério da Agricultura, essas informações devem ajudar a promover o combustível brasileiro no mercado internacional e podem servir como argumento na luta contra as barreiras protecionistas.

bet7k Mapa do site