rog strix b550-f gaming

Governo apoia comercialização de 500 mil toneladas de milho de Mato Grosso

Pepro garante ao agricultor a venda de seu produto pelo preço mínimo de garantiaO Ministério da Agricultura realizará na próxima quinta, dia 10, por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), um leilão do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro), para apoiar a comercialização de milho de Mato Grosso. Ao todo, serão ofertadas 500 mil toneladas do cereal.

Em 2009, o Ministério apoiou a comercialização de 6,3 milhões de toneladas de milho do estado. Os produtores  mato-grossenses do cereal reclamam, desde o meio do ano, dos preços vigentes na região, abaixo do valor mínimo de garantia estabelecido pelo governo, e também da falta de locais para estocar o produto.

O Pepro garante ao agricultor a venda de seu produto pelo preço mínimo de garantia. Para isso, o governo paga a diferença entre o preço de mercado e o preço mínimo, caso o primeiro seja inferior. A subvenção é paga diretamente ao produtor, que deve participar do leilão e também se responsabilizar pela documentação comprovando a operação.

Além dos leilões, a pasta liberou R$ 80 milhões para a Aquisição do Governo Federal (AGF) do milho de produtores que já depositaram o cereal em armazéns credenciados pela Conab. A operação garante mais 316 mil toneladas de milho para os estoques públicos do governo federal.

rog strix b550-f gaming Mapa do site