êstrela bet

LUTO

êstrela bet - Morre sócio-fundador de cooperativa agrícola do Paraná

Lucas Salomons, produtor rural e pecuarista de 88 anos, faleceu em Arapoti, no Paraná, nesta terça-feira. Ele era holandês e foi um dos sócios-fundadores da Capal Cooperativa Agroindustrial

sócio fundador cooperativa paraná
Foto: Divulgação/Capal

Oprodutor rural e pecuarista Lucas Salomons, 88 anos, morreu nesta terça-feira (12), em Arapoti, nos Campos Gerais do Paraná. Holandês, Salomons foi sócio-fundador da Capal Cooperativa Agroindustrial.

Além de sócio-fundador da cooperativa, Salomons foi presidente do Conselho de Administração da Capal de 1974 a 1983. Em 2020, ele escreveu um livro sobre a história da cooperativa.

Ele nasceu em 18 de abril de 1935, na Holanda, e foi um dos primeiros imigrantes a chegar em Arapoti (PR), na década de 1960, assim como a sua esposa Anje Henderika Barkema Salomons.

Os filhos, Albert Salomons, Willem Femmo Salomons, Hendrik Salomons e Janette Salomons, seguiram os passos do pai na área de leite, agricultura e suinocultura e atuam na cooperativa.

Opresidente-executivo da Capal, Adilson Roberto Fuga, destacou o papel de Lucas Salomons.

“É uma tristeza muito grande para a Capal. O senhor Lucas foi, além de um dos fundadores, o nosso presidente por um período e é de uma família muito importante que se dedica muito ao cooperativismo e também à Capal. Nós sentimos muito a perda de uma pessoa tão importante na história da cooperativa”, lamentou.

AAssociação Paranaense de Criadores de Bovinos (APCBRH) também lamentou.

“A APCBRH, em nome de seus associados, da diretoria, dos colaboradores e parceiros, expressa pesar e registra condolências aos familiares, amigos e à toda família leiteira, que perde um dos seus membros ilustres”, disse a entidade, por nota.

Fundada em 1960, a Capal conta atualmente com mais de 3,7 mil associados, distribuídos em 21 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo.

A cadeia agrícola responde por cerca de 65% das operações da cooperativa, produzindo mais de 959 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, trigo, milho e café.

A área assistida ultrapassa os 179 mil hectares.

O volume de leite negociado mensalmente é de 12 milhões de litros, proveniente de 270 produtores.

Além disso, a cooperativa comercializa 31 mil toneladas de suínos vivos ao ano.

êstrela bet Mapa do site