www jogos friv 360

Rússia quer acordo com EUA para retomar importações de frango

País tem urgência em garantir abastecimento, que hoje é suficiente apenas para os três primeiros meses do anoA Rússia espera alcançar, dentro de duas semanas, um acordo com os Estados Unidos sobre as restrições impostas para importação de frango norte-americano, segundo o presidente do Sindicato Agrícola da Rússia, Ivan Obolentsev.

Ele afirma que, antes de retomar as negociações, seu país ainda está esperando que os Estados Unidos avaliem a posição russa. No entanto, a Rússia só possui frango suficiente para os três primeiros meses de 2010, de acordo com Obolentsev.

Desde 1º de janeiro, a Rússia suspendeu as importações de frango dos Estados Unidos, por causa da utilização de cloro no processo de tratamento. Embora os norte-americanos defendam que o procedimento é seguro, a Rússia não o aprova. De acordo com o subsecretário do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) Jim Miller, os países estão discutindo diversas opções em busca de um acordo.

Para Obolentsev, nenhum dos dois países tem muito tempo para refletir.

? Nem o Brasil nem a União Europeia têm produção suficiente para suprir o déficit da Rússia, se as importações não forem retomadas no segundo trimestre ? opinou.

A disputa entre os dois países coloca em risco o principal mercado comprador de frango dos Estados Unidos.

Os norte-americanos embarcaram 645.382 toneladas de frango para a Rússia entre janeiro e outubro de 2009, avaliadas em US$ 675,2 milhões, segundo o Conselho de Exportações de Aves e Ovos do país. A ministra da Agricultura da Rússia, Elena Skrynnik, declarou ontem que o país deverá reduzir a importação de frango – que atualmente soma 780 mil toneladas – “para zero” ao longo dos próximos três anos.

As informações são da Dow Jones.

www jogos friv 360 Mapa do site