from gaming chair

Tempo

from gaming chair - Bloqueio atmosférico vai represar chuva na região Sul; veja quando

O mês de maio começa com pouca chuva no Sudeste e Centro-Oeste; há preocupação para áreas produtoras de milho, como no Paraná e Mato Grosso

A semana começa com uma frente fria na costa do Sudeste, mas que deve trazer precipitações apenas para região litorânea. Segundo a meteorologista da Somar, Desirée Brandt, a situação é especialmente preocupante para o oeste paulista e Mato Grosso do Sul, que enfrentam recorde de seca para este período do ano.

“Essas regiões tiveram a pior seca dos últimos 40 anos para este período. A tendência é de tempo firme. Em São José do Rio Preto (SP), a chuva está abaixo da média desde janeiro. Em fevereiro, por exemplo, a média é de 208 milímetros e choveu apenas 98 milímetros. Em abril, foram 22 milímetros, sendo que o esperado era de 68 mm”, disse.

A previsão é de tempo seco para quase todo o sudeste, exceto na faixa litorânea, além do Sul de Goiás, Mato Grosso do Sul, sul de Rondônia, sul de Mato Grosso e toda a região Sul. “Na divisa de São Paulo e Mato Grosso do Sul, são mais de 70 dias sem chuva agrícola”, explica Desirée.

Bloqueio atmosférico

Na próxima semana, a chuva retorna ao sul, com 15 milímetros no Rio Grande do Sul e Santa Catarina e 5 milímetros no Paraná, assim como na parte do sul e Mato Grosso do Sul.

Com a formação de bloqueio atmosférico, a chuva deve ficar represada na região. “Seria uma boa notícia se alcançasse o estado do paraná com maior intensidade, mas serão apenas 5 milímetros”.
O bloqueio deve durar até 11 de maio, que deve deixar o tempo seco na região central do país.

from gaming chair Mapa do site