tencent gaming buddy

tencent gaming buddy - safra de arroz 20/21 bate recorde de produtividade

Arroz

tencent gaming buddy - safra de arroz 20/21 bate recorde de produtividade

A colheita de arroz no Rio Grande do Sul atingiu 92% da área e está acima da média dos últimos cinco anos

De acordo com a Emater, a colheita de arroz no Rio Grande do sul atingiu 92% da área. O percentual está acima do registrado no mesmo período do ano passado, quando os trabalhos estavam em 89% e também acima da média dos últimos cinco anos, que é de 79%.

A colheita no estado está chegando ao fim, e apesar da previsão de estiagem, a irrigação das lavouras, mesmo com restrição, foi efetiva.

Segundo o presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Ivan Bonetti, a estiagem antecipada no início da safra foi favorável à cultura do arroz. “No Rio Grande do Sul, os meses críticos para estiagem são janeiro e fevereiro, mas este ano de forma atípica a estiagem se antecipou e afetou os mananciais de água nas plantações de lavoura de arroz nos meses de setembro e outubro. Posteriormente, o clima se manifestou de forma muito favorável para a cultura do arroz. As áreas que tiveram algum problema lá no inicio em função dos mananciais de água tiveram uma recuperação muito boa”, diz.

O presidente do Irga ainda acredita que neste ano, a produção de arroz deva bater recorde de produção. “No ano passado a produtividade foi um recorde histórico para a cultura do arroz irrigado no estado, 8,4 toneladas por hectares. Para esta safra atual, mais de 90% da área plantada já está colhida e com 8,83 toneladas por hectares, valor acima da produtividade em comparação ao ano anterior. Os indicadores apontam que o arroz deve bater recorde de produtividade no Rio Grande do Sul”, diz Bonetti.

Ivan ainda avalia positivamente o preço pago ao produtor pela saca de arroz. ” O preço pago ao produtor está bom, com média de R$ 86 por saca. O arroz irrigado teve aumento no custo de produção devido as altas dos insumos. Considerando que estamos em plena safra, o valor não muito baixo, pois em comparação com o mesmo período do ano anterior, o valor da saca do arroz estava cotado em média R$ 50”, pontua.

Sair da versão mobile
tencent gaming buddy Mapa do site