bet ai

ATENÇÃO

bet ai - Previsão de 200 mm de chuvas nos próximos dias; veja onde

Os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e a região conhecida como Matopiba serão os mais afetados pelas chuvas

chuvas, são paulo
Foto: Envato

Uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) está prevista para se instalar sobre o Brasil na próxima semana, intensificando as chuvas em áreas estratégicas para a produção agrícola nacional.

De acordo com o meteorologista do bet ai, Arthur Müller, entre os dias 19 e 24 de fevereiro, os acumulados podem ultrapassar 150 mm em diferentes estados do Centro-Oeste e Norte do país.

  • Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o bet ai no WhatsApp!

Os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e a região conhecida como Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e Goiás) serão os mais afetados.

A atenção se volta principalmente para a faixa leste de Mato Grosso, onde os acumulados de chuva podem superar os 200 mm.

As condições climáticas adversas tendem a prejudicar os trabalhos agrícolas em campo, especialmente o avanço da colheita da soja transgênica, um cultivo de extrema importância econômica para os estados.

A umidade excessiva no solo representa um desafio adicional, potencializando as perdas nas lavouras, especialmente aquelas semeadas tardiamente, devido à lixiviação da adubação.

Com a previsão de chuvas intensas, o tratamento fitossanitário e o manejo das plantações ficam comprometidos.

No Sul do país, a situação é diferente. O baixo volume de chuvas no Rio Grande do Sul não contribui para reverter o déficit hídrico que afeta o estado.

O mês de janeiro foi marcado pela escassez de precipitação na região, o que impacta diretamente na produtividade agrícola.

No entanto, a tendência de tempo mais firme beneficia o avanço da colheita no Paraná e em Santa Catarina, proporcionando uma perspectiva mais favorável para esses estados.

Sair da versão mobile
bet ai Mapa do site