jio cloud gaming

jio cloud gaming - Semana terá calor de 40 ºC e mais de 100 mm de chuva; confira a previsão para todo o Brasil

CLIMA EXTREMO

jio cloud gaming - Semana terá calor de 40 ºC e mais de 100 mm de chuva; confira a previsão para todo o Brasil

Em Minas Gerais, o acumulado da semana deve ficar em torno de 60 mm, incluindo a região do Triângulo Mineiro

temporais, previsão, tempo - raios
Foto: Pixabay

Saiba como o clima irá se comportar em cada região na semana que vai de 29 de janeiro até 2 de fevereiro:

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o jio cloud gaming no WhatsApp!

Sul

Semana de tempo mais firme no interior do estado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná com as temperaturas subindo gradativamente no decorrer dos dias. Nos três estados, a temperatura máxima gira em torno de 30 °C.

A chuva prevista deve se concentrar apenas na faixa leste dos estados, onde o volume esperado em 5 dias varia entre 20 mm e 40 mm. O solo ainda conta com boa umidade em todas as áreas, com exceção no extremo norte do Paraná.

O produtor deve aproveitar a semana mais ensolarada para realizar o manejo do solo, tratamento fitossanitário e avançar com a semeadura/colheita dos cultivos.

Sudeste

Semana continua chuvosa em grande parte das regiões. Em Minas Gerais, o acumulado da semana deve ficar em torno de 60 mm, incluindo a região do Triângulo Mineiro, que vem sofrendo com a falta de chuvas.

O leste de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, deve contar com chuva menos volumosa, onde em 5 dias o acumulado fica em torno de 30 mm. Em todos os locais, haverá reposição de água no solo, pois a semana deve ser de temperatura amena, com máximas entre 25 ºC e 30 ºC.

No geral, a situação é de alívio para o litoral paulista, que já registra mais de 600 mm de precipitação neste mês de janeiro, sendo 150% a mais do que o esperado para o período.

Por outro lado, a ausência de precipitação mais volumosa no centro-oeste de São Paulo já compromete a produtividade das lavouras em desenvolvimento, incluindo milho e soja.

Centro-Oeste

Semana quente em Goiás e Mato Grosso do Sul. Nos próximos dias, a temperatura máxima deve ficar na casa dos 40 ºC, o que deve causar estresse térmico nas lavouras e gado em confinamento.

A situação de estresse hídrico continua no território sul-mato-grossense, pois o volume de chuva não deve passar dos 20 mm na semana. Em Goiás, apesar do calorão, o acumulado de precipitação deve ficar na casa dos 60 mm, o que ajuda a manter a boa umidade do solo, amenizando as altas temperaturas.

Em Mato Grosso, a situação é mais favorável aos cultivos, onde a temperatura máxima deve se manter na casa dos 32 ºC, contando com um período chuvoso de 100 mm até o fim da semana.

Os dias mais úmidos não devem favorecer tanto os trabalhos em campo, prejudicando o manejo e o tratamento fitossanitário na área mato-grossense.

Nordeste

Semana quente e seca no Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, norte e leste da Bahia, leste do Piauí, onde o acumulado de chuva da semana fica em torno de 10 mm e a temperatura máxima deve girar em torno de 37 ºC, deixando a faixa leste da região Nordeste ainda sob restrição hídrica e risco potencial para focos de incêndio.

Chuva em um bom volume para manter as boas condições das lavouras em desenvolvimento somente no Maranhão, oeste do Piauí e extremo oeste da Bahia, em que o acumulado em 5 dias deve ficar em torno de 60 mm, que podem vir acompanhados de temporais com rajadas de vento acima de 50 km/h e queda pontual de granizo.

Norte

Semana quente e úmida em praticamente todos os estados, com exceção de Roraima, no qual o acumulado dos próximos dias mal deve chegar a 10 mm na região sul.

Nos demais estados, o volume de chuva é bom, variando entre 60 mm e 100 mm, mantendo a boa umidade do solo e contribuindo para manutenção das pastagens.

No entanto, a temperatura máxima deve ficar na casa dos 36 ºC em todas os locais, o que deve favorecer o surgimento de doenças fúngicas nas lavouras em desenvolvimento e estresse.

Sair da versão mobile
jio cloud gaming Mapa do site